Como melhorar o desempenho do intestino

Veja as dicas para melhorar o funcionamento do órgão

É grande a quantidade de gente que se queixa da constipação intestinal ou prisão de ventre, além de ser muito comum a pessoa recorrer ao laxante, que não resolve o problema.

Pensando nisso, resolvemos dar dicas para melhorar o desempenho do intestino.

CAUSAS

Primeiro, como qualquer problema, é preciso entender quais são os fatores que podem causar a prisão do intestino.

A causa com mais frequência nos consultórios é a baixa ingestão de fibras, que são mais do que essenciais para que o intestino trabalhe bem. É que elas retêm líquido, aumentam o volume de fezes e, assim, as tornam mais fáceis de evacuar.

Além disso, algumas outras causas podem fazer parte dessa dificuldade de eliminar fezes:

  • Não evacuar na hora em que o corpo pede – a gente sabe, muitas vezes essa vontade aparece em momentos completamente inoportunos.
  • Má ingestão de alimentos (ou uma dieta inadequada).
  • Rotina sem exercícios físicos. Sedentarismo, melhor dizendo.
  • Pouca ingestão de água.

Dicas para melhorar o desempenho do intestino

  • Melhorar a alimentação: aumente a ingestão de líquido (2L por dia é o suficiente). Além disso, como dito, aumente a ingestão de alimentos ricos em fibra, encontrada em frutas, verduras, feijão, milho, grãos em geral.  
  • Exercícios físicos:  É imprescindível dizer que as atividades físicas regulares aumentam o estímulo do intestino. Abdominais principalmente.
  • Alimentos probióticos: Iogurte, kefir e outros alimentos como esses contêm bactérias que beneficiam o trabalho do intestino.

Mastigue devagar e muito: comer muito rápido faz com que a comida não seja triturada o bastante para chegar no estômago. Se bem mastigados, a eliminação desse alimento se torna mais rápida e não exige muito do organismo.

A CMI – Clínica Médica Integrada – conta com cirurgiões especializados em Gastroenterologia, entre em contato e agende uma consulta.

Unidade Diadema:

Telefone: 011 2375-1217

Whatsapp: 011 94729-1127

Unidade Ipiranga:

Telefone: 011 2628-0612

Whatsapp: 011 94729-1127