

O refluxo pode ser um sintoma de uma hérnia.
Se você vive sofrendo com o refluxo gástrico, saiba que pode ser sinal de uma hérnia de hiato.
Muitas pessoas reclamam do refluxo, Essa doença caracteriza-se pelo retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, que não está preparado para receber substâncias ácidas, que acabam irritando a mucosa do órgão. Existem casos que a doença chega a atingir a boca, podendo danificar os dentes, e casos que o refluxo gástrico chega a alcançar a laringe e os pulmões.
Mas o que muitos desconhecem, é que o refluxo pode ser sintoma de uma doença chamada de Hérnia de Hiato.
Hérnia de Hiato
A Hérnia de Hiato é o deslocamento de uma porção do estômago que se projeta pelo esôfago atravessando o diafragma e penetrando a cavidade abdominal.
Quando estamos nos alimentando, um músculo do esôfago chamado esfíncter esofágico inferior, abre para permitir a passagem dos alimentos para o estômago e logo após a passagem, ele fecha para impedir que os ácidos estomacais subam para a região do esôfago.
Se existirem qualquer anormalidade ou alteração nesse mecanismo, pode ser provocado o refluxo gastroesofágico, que é o sintoma mais comum da Hérnia de Hiato.
Principais causas
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Ingestão de bebidas alcoólicas;
- Se alimentar antes de dormir ou se deitar;
- Refeições fartas e pesadas.
Principais sintomas
- Queimação que sobe para garganta (que tende a piorar quando a pessoa está deitada);
- Dificuldade para engolir alimentos;
- Sensação de digestão lenta (sentir o estômago pesado);
- Mau hálito;
- Tosse seca;
- Dor no peito;
- Arrotos;
- Náuseas e vômitos;
- Fadiga.
Tratamentos
Geralmente os sintomas também indicam a presença de refluxo, sendo comum que ele seja diagnosticado antes da Hérnia de Hiato.
Os tratamentos possuem o foco de aliviar os sintomas e prevenir possíveis complicações.
Podem ser prescritos medicamentos para neutralizar a acidez estomacal, diminuindo a produção do ácido ou fortalecendo o esfíncter esofágico inferior, levando a uma redução no refluxo gastroesofágico, aliviando a dor e incomodo.
Hábitos saudáveis na alimentação, além de levar a perda de peso que também é importante para prevenção dos sintomas, ajudam a digestão, por isso evite a ingestão de bebidas alcoólicas, gordura e comida industrializada que são mais difíceis de serem digeridas pelo estômago.
A cirurgia pode ser necessária em alguns casos, onde as prevenções e remédios não solucionaram a doença.
A chamada “cirurgia de refluxo”
A cirurgia é realizado por um método chamado laparoscopia, onde são realizadas pequenas incisões na parede abdominal, onde será introduzido uma câmera que com o auxilio de um monitor externo, o cirurgião consegue realizar os procedimentos cirúrgicos para construir uma nova válvula usando o próprio estômago, onde o seu fundo é posicionado ao redor do esôfago inferior para aumentar a pressão no local, impedindo refluxo do conteúdo estomacal.
A grande vantagem desse método cirúrgico é uma menor sensação de dor e a uma recuperação mais rápida, onde o paciente pode ficar internado apenas um dia e retornar ao trabalho dentro de uma semana.
A decisão de qual técnica e tratamento deve ser escolhido é de responsabilidade do cirurgião junto ao seu paciente de acordo com a particularidade de cada caso, por isso se você apresenta um dos sintomas da Hérnia de Hiato, procure um médico especialista.
A CMI – Clínica Médica Integrada – conta com cirurgiões especializados em Hérnia de Hiato e Refluxo, entre em contato e agende uma consulta.
Unidade Diadema:
Telefone: 011 2375-1217
Whatsapp: 011 94729-1127
Unidade Ipiranga:
Telefone: 011 2628-0612
Whatsapp: 011 94729-1127
Gostou? Então compartilhe nas redes!
Unidade Ipiranga
Rua Salvador Simões, 801
Sala 507 – Alto do Ipiranga
CEP 04276-000
Agendamento:
Tel. 011 2507-5694
Whatsapp: (011) 95647-9149
Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00
Unidade Diadema
Rua Orense 41
Sala 809 – Centro
Agendamento:
011 2375-1217
Whatsapp: (011) 94729-1127
Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00